AO DERROTAR PORTUGAL POR 24-12 A INGLATERRA VENCE TORNEIO DE MOSCOVO repetindo o feito de Lyon na semana passada.

A equipa nacional entrou mal no jogo e os ingleses aproveitaram para chegar aos 19-5, resultado do intervalo, não bastando a reação dos Linces para dar a volta ao resultado.

De qualquer forma a seleção portuguesa esteve bem no torneio, e recuperou o seu lugar de melhor equipa do continente, faltando-lhe agora a "ousadia" de vencer os britânicos em momentos decisivos.

Repare-se que no conjunto de todos os jogos, Portugal apenas concedeu uma derrota - a da final - e os vencedores do torneio perderam na fase de apuramento com Portugal e empataram com a Rússia.

Os espanhóis estiveram bem de novo e também perderam apenas um jogo - como Portugal, com os ingleses - e ficaram com o terceiro lugar ao derrotarem a Geórgia por 27-0, o que lhes permite conservarem a segunda posição no ranking geral, com um ponto mais que os Linces.

A França depois de uma fase de apuramento para esquecer, conquistou o quinto lugar ao derrotar na final respectiva o País de Gales por 21-12, ficando a sétima posição para a Rússia que venceu a Itália por 24-10.

No grupo de baixo a Roménia impôs-se e guardou a nona posição ao derrotar a Ucrânia por 7-5, e a Moldávia conseguiu a sua primeira vitória no Grand Prix ao bater a Holanda na final dos últimos por 19-12.

No ranking geral - afinal aquele que vai atribuir o título de campeão da Europa - a Inglaterra segue isolada no comando com 36 pontos, seguida da Espanha com 31, Portugal com 30 e a França com 27.

Acreditamos que Portugal é a única equipa com capacidade para vencer os ingleses e dar alguma vida ao Grand Prix, mas para isso vai ter que se apresentar no máximo de força e não perder qualquer oportunidade que lhe surja.

Claro que a renovação do título está cada vez mais longe, mas é imprescindível que Portugal termine as séries como a melhor equipa depois dos britânicos, partindo do princípio que tirar-lhes o primeiro lugar é tarefa praticamente impossível - na luta pelo campeonato qualquer ponto é significativo, e os quatro pontos de desvantagem que os Linces trouxeram de Lyon podem ter determinado a entrega do ceptro à Inglaterra.


Fique com os resultados completos da prova e o ranking actualizado - lamentamos não apresentar a constituição da equipa portuguesa e os marcadores dos pontos, jogo a jogo, mas nem a FIRA, nem a FPR disponibilizaram tal informação até ao momento - enquanto aguarda pela próxima etapa do Grand Prix, que terá lugar em Barcelona nos próximos dias 9 e 10 de Julho.


VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Categories: