OS LINCES APURARAM-SE HOJE PARA DISCUTIR O PRINCIPAL TROFÉU DO HONG KONG SEVENS após terem conseguido a segunda melhor posição entre as equipas classificadas em segundo lugar na fase de apuramento.

Com uma derrota por 19-12 frente à Nova Zelândia no seu primeiro jogo do dia, a seleção nacional mostrou claramente que estava ali para se afirmar como uma séria candidata a um dos lugares para os Jogos Olímpicos de 2016 - Amado da Silva esteve lá e com toda a certeza encheu o peito de orgulho com a nossa equipa e, quem sabe!, agora viu o que nós estamos fartos de dizer, somos uma das melhores equipas do Mundo em sevens.

Depois no segundo encontro, o que interessava era garantir uma margem de pontos que nos pusesse a jogar na competição principal, e os Linces não se deixaram enredar e venceram a Coreia por 41-14, registando no geral um saldo positivo de 27 pontos entre marcados e sofridos.

Como explicámos anteriormente, no torneio asiático apuram-se para a Cup as seis primeiras classificadas de cada grupo da fase preliminar e as duas melhores segundas classificadas - hoje essa honra coube a Portugal e à Rússia (mais 52), que deixaram para trás equipas como o País de Gales (actual campeão do Mundo, com mais 16 pontos), a Escócia (mais 18), o Canadá (mais 13) e os E.U.A. (mais 2).

Amanhã Portugal defronta novamente a Nova Zelândia nos quartos de final - caprichos do acasalamento - e pode ganhar, seguindo para as meias finais da Cup onde defrontará o vencedor da meia final África do Sul-Fiji, ou, caso perca, irá disputar a meia final da Plate, frente ao perdedor da outra meia final já referida.

De qualquer modo Portugal garantiu já um mínimo de oito pontos no ranking da IRB desta época - recorde-se que na época anterior os Linces não conseguiram inserir o seu nome no quadro de honra da prova - confirmando que com treino e atenção estamos mesmo entre a elite mundial de sevens.

Veja as fichas dos dois jogos de hoje:




Veja também o conjunto completo de resultados do 2º dia do torneio:


E fique ainda com o quadro dos primeiros jogos de manhã:




PORTUGAL PODE VENCER
Amanhã será um grande dia para o rugby português, não apenas porque vamos entrar na luta pelo troféu principal, mas, sobretudo, porque podemos vencer pela primeira vez na história a poderosa Nova Zelândia.
Não sabemos como está a equipa, fisicamente, se aconteceu alguma lesão, mas sabemos que a equipa foi devidamente preparada, todos os jogadores sabem o que estão a fazer e todos eles têm larga experiência internacional. - e a equipa, no seu conjunto, está farta de perder com os neozelandeses!
Por outro lado, a nossa equipa técnica, comandada por Tomás Morais e com Pedro Netto é, reconhecidamente, uma das mais conhecedoras e capazes do circuito mundial, a que acresce a presença do Presidente da FPR, que não só é um motivador para todos, mas a quem todos querem provar que a aposta nos sevens tem que ser feita e não se pode pôr em causa!
Mas nem tudo são rosas! É preocupante o facto de Portugal ter cedido, em todos os jogos, os primeiros pontos ao adversário.
Amanhã, para vencerem os blacks, isso não pode acontecer!

Quanto ao resto apenas se regista o excelente comportamento dos russos, que nesta sua primeira participação numa fase final principal dum torneio do circuito mundial, podem mesmo vir a causar alguns problemas aos ingleses, enquanto, pela negativa, se toma nota do comportamento do Quénia, a grande desilusão desta época.
Veremos como os africanos se comportam na Shield, mas a nossa aposta para este troféu vai para os espanhóis, que podem já ter perdido o que tinham a perder.

Foto: IRB

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Categories: