UMA ESTREIA ABSOLUTA E UM REGRESSO marcam esta edição do mais antigo e prestigiado torneio de Sevens do Mundo.

O México torna-se a 49ª equipa nacional a participar da prova, e a Espanha regressa, depois de uma longa ausência, e se os mexicanos não levam na bagagem nada mais senão a excitação de participar, já os nuestros hermanos encaram esta viagem como uma peça importante da sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, e, en passant, para a consolidação da sua presença no Grand Prix da FIRA.

Das restantes equipas o destaque vai para a Nova Zelândia (venceu em George e em Wellington), a Inglaterra (ganhou no Dubai) e a África do Sul (levou a Taça em Las Vegas), mas equipas como as Ilhas Fiji, a Austrália ou a Samoa são sempre candidatas a uma vitória.

Logo atrás destas vem um segundo pelotão onde despontam Argentina, Quénia, País de Gales, Escócia, EUA e Portugal, que entre elas deverão decidir as duas últimas vagas na Taça principal, com as restantes 12 a espreitar um deslize ou uma oportunidade

Lembremos que o torneio é disputado numa primeira fase em seis grupos de quatro equipas - é o único torneio das Séries que comporta 24 competidores - apurando as seis vencedores dos grupos mais as duas melhores segundas classificadas para a Cup, cujo troféu do vencedor é uma Taça, e que atribui ainda um segundo prémio a disputar entre as equipas deste grupo que perdem logo na primeira eliminatória, denomina-se Plate e o troféu respectivo é um Prato.

As quatro outras segundas classificadas e as quatro melhores terceiras da primeira fase disputam a Bowl, com uma Terrina por troféu, e as restantes oito equipas vão disputar a Shield, que atribui ao vencedor um Escudo - ou seja, o nome de cada competição dentro do torneio tem a ver com o tipo de troféu em disputa.

Amanhã, no primeiro dia de prova, cada equipa faz apenas um jogo, e Portugal estreia-se contra a França, que poderá constituir uma surpresa, pois a preocupação dos dirigentes franceses com a variante acentua-se e pode começar a apresentar resultados.

No sábado cada equipa faz mais dois jogos, completando-se a fase de grupos, defrontando Os Linces a Nova Zelândia e a Coreia, para finalmente no domingo se jogar a fase eliminatória podendo uma equipa fazer entre um e três jogos.

De acordo com a informação da FPR a Sport.TV vai transmitir os três jogos da primeira fase, dois dos quais em direto - aqui ficam os respectivos horários:

Finalmente para os mais interessados aqui fica a relação completa dos jogos da primeira fase:

Foto: António Simões dos Santos

Categories: