FINALMENTE CONHECEM-SE OS EXACTOS CONTORNOS DO 7'S GRAND PRIX DA FIRA, uma competição feita à imagem das Séries da IRB, que será disputada anualmente e atribuirá à equipa com maior número de pontos acumulados após a realização dos quatro Torneios que o constituem, o título de Campeão da Europa.

Portugal, graças ao facto de ser o actual detentor do título, é o Número Um da lista, que inclui outras 11 seleções nacionais, com natural destaque para Inglaterra, País de Gales, França e Itália.

No final do Grand Prix, as duas equipas classificadas nas duas últimas posições serão despromovidas para o Grupo A (segunda divisão europeia), e em 2012 a Escócia juntar-se-á ao vencedor do Grupo A de 2011 para se integrarem no grupo das melhores.

O Grand Prix de 2011 terá o seu início em Lyon, França, no fim de semana 18 e 19 de Junho, a que se seguirão Moscovo (25 e 26 de Junho), Barcelona (9 e 10 de Julho) e Bucareste (16 e 17 de Julho).

Como já se sabia, Portugal não será palco de nenhum dos eventos, deixando mais uma vez o nosso público sem possibilidade de apoiar os Linces que, é bom não esquecer, venceram sete títulos europeus de 2002 até agora.

Esta situação é absolutamente inadmissível, já que apesar dos custos de organização qualquer torneio de sevens deste nível apresenta sempre um saldo positivo, desde que gerido convenientemente.

A obstinada recusa dos dirigentes nacionais em tentarem trazer para Portugal um evento desta natureza é a mais evidente falta de interesse na variante por parte de quem manda, e segue na linha do falso cuidado que dizem dedicar aos sevens.

Se estivessem verdadeiramente interessados no jogo reduzido já teriam tomado medidas para que a modalidade pudesse confirmar no futuro as posições de destaque que conquistou no passado, mas da forma como estão a conduzir a variante, estão a pôr continuamente em risco o sucesso que Portugal pode e deve ter na conjunto das Nações.

Agora, anunciado que está a realização da Taça das Nações para a mesma altura da realização da primeira etapa do Grand Prix, vamos estar atentos a qual dos torneios a direção da FPR dará prioridade: ao campeonato da Europa de que somos campeões em título, ou a um Torneio de preparação para os nossos adversários que se deslocarão ao Campeonato do Mundo de XV.

Veja aqui a lista das 12 equipas participantes no Grand Prix e sua posição no ranking inicial.

1 Portugal (Campeão da Europa em 2010)
2 França
3 Rússia
4 Espanha
5 Georgia
6 Inglaterra
7 País de Gales
8 Roménia
9 Ucrânia
10 Itália
11 Moldávia
12 Holanda

VOLTAR A PÁGINA INICIAL

Categories: