JOGAM-SE SEVENS em Portugal há muitos anos.

Mas a primeira manifestação organizada dos mesmo só aconteceu nos anos 70, na cidade de Coimbra, pela mão de António Cabral Fernandes (Toni), quando se começou a disputar o Coimbra Sevens.

Mais tarde, na segunda metade dos anos 80, surgiu o Torneio Internacional Lisboa Sevens e com ele a variante passou a merecer o interesse de clubes e jogadores, de tal forma que em pouco tempo o Lisboa Sevens se tornou num dos mais respeitados Torneios de Sevens da Europa e do Mundo.

Entretanto, o jogo reduzido até então desprezado pelas entidades dirigentes internacionais começou a ganhar visibilidade e com a organização do Campeonato do Mundo de XV surgiu também a vontade da IRB de organizar o Mundial de Sevens.

O primeiro teve lugar em 1993, e no ano anterior, repentinamente, as federações nacionais foram convidadas a apresentar equipas para disputar uma série de torneios de qualificação.

Na Europa organizou-se o Catânia Sevens, em Maio de 1992, e Portugal também foi, em cima da hora, convidado para tentar o apuramento.

E foi assim que se despoletou a organização do primeiro grupo de trabalho da Seleção Nacional Sevens, que se deslocou a Benidorm com duas equipas, como forma de preparação para o torneio de Itália.

A partir daqui a história da nossa equipa de sevens está descrita nestas páginas.

SELEÇÃO FEMININA

Foram precisos 11 anos desde a formação da primeira Equipa Nacional de Sevens até ao aparecimento da primeira Seleção Feminina, que disputou um torneio em França, sob organização da Federação Francesa e da FIRA.

Depois disso, e a partir de 2005, Portugal tem participado todos os anos nos Torneios organizados pela FIRA, encontrando-se entre as 10 melhores equipas da Europa.

NOTA FINAL

Espero que o esforço e dedicação posto na recolha destes elementos mereça o seu respeito, e se pretender utilizar estes elementos seja para o que for, pode fazê-lo, apenas lhe pedindo que faça referência à fonte onde os recolheu.

Categories: